segunda-feira, 23 de março de 2015

As lições tiradas do Barcelona 2 x 1 Real Madrid que mobilizou o mundo da bola


Quase 500 milhões de pessoas acompanharam Barcelona x Real Madrid neste domingo (22). Um mundo todo ligado em um confronto global. Uma partida que mobilizou milhares de turistas a visitar Barcelona, movimentar a economia da cidade e principal do clube catalão. 


No Camp Nou, 98.760 pagantes. O número maiúsculo nos dá a dimensão do 'El Clasico' nestes tempos modernos em que crianças de todos os cantos ignoram os clubes de seu país (imagina o de sua cidade) para vestir as camisas de Neymar, Cristiano e Messi.



Diferente dos 98.760 pagantes e dos 500 milhões de expectadores, não assisti a partida ao vivo. Enquanto narrava São Paulo 3 x 0 Marília, pela Rádio Clube 930 AM e apenas 7.843 testemunhas estavam no Morumbi, catalães e madrilenhos fizeram um jogo que vai além das lições para quem organiza jogos e campeonatos e para quem comanda clubes de envergadura global.

Mais tarde, ao assistir ao VT completo do clássico, foi possível enumerar alguns dos aprendizados que o duelo deixou:

1 - O Real Madrid foi superior no Camp Nou. Mesmo em fase menos feliz, amassou o rival, criou boas chances e quando vivia seu melhor momento foi punido por um gol atípico do Barça. Mathieu, aos 19 minutos, marcou de cabeça em uma bola parada que pouquíssimas vezes decidiu a favor dos culés.

2 - Luka Modric. O croata foi peça chave antes e depois do primeiro gol do Barça. Enquanto o croata teve pulmão para controlar o meio-campo, ninguém, nem Iniesta, Kroos ou o compatriota Rakitic jogou mais que o ex-meia do Tottenham. Foi de Modric o passe para Benzema servir com muita classe um letal Cristiano Ronaldo. Merecido empate com apenas 31 minutos do primeiro tempo.

3 - O Real Madrid deteve a posse de bola e nos mostrou que essa não é mais a obrigação-mor do Barcelona. Enquanto via o rival o sufocando, o Barça se segurou nas cordas. Era um soco atrás do outro. Ronaldo, Bale, Benzema. E o Barcelona suportou o jogo que foge de sua essência. No final de semana em que Neuer, Courtois e De Gea falharam, o chileno Cláudio Bravo mostrou que o Barça está bem servido no gol...

4 - Lembram-se que o Real teve o fôlego de Modric por 60 minutos. Pois é, o período coincidiu com a troca de mãos no domínio do jogo. Aos 11 do segundo tempo, Daniel Alves acertou um lançamento em uma fase que não tem sido das melhores e deixou Suárez pronto para mostrar sua faceta matadora. El Pistolero dominou a bola que veio pelo alto com uma facilidade monstruosa, deitou-a no gramado e com um toque de bilhar a empurrou no canto direito de Casillas. Em sua primeira grande exibição diante do Real, o uruguaio agora mostra aos catalães porque a diretoria pagou tão caro para tirá-lo de Anfield Road.

5 - O Real não costume sentir os gols sofridos e tem um bom histórico de viradas nas últimas temporadas. Mas quando Suárez fez o segundo do Barça, os merengues foram para a lona. Não houve uma grande jogada dos blancos, que viu o Barça criar inúmeras chances e apresentar a última das lições do clássico.



6 - Neymar (três vezes), Messi e Suarez repetiram diante do Real um repertório incrível de gols perdidos que havia sido mostrado diante do Manchester City no mesmo Camp Nou. Mas se na Liga dos Campeões os gols não fizeram falta, diante do Real eles poderão ser sentidos no final de maio. A vitória por 2 a 1 deixa o Barcelona atrás do Real nos critérios de desempate. Na Liga Espanhola, se dois clubes empatam em número de pontos, a decisão é no confronto direto e os merengues levam vantagem, já que no Santiago Bernabéu venceram por 3 a 1 e marcaram o gol que o Barça insistiu tanto em perder.

7 - Antes que eu me esqueça. Messi marcou 20 gols e deu 12 assistências em 2015. Mas no clássico em que lhe faltou poder de fogo, sobrou disposição tática e coletiva. Messi preencheu todas as faixas do meio-campo sem a bola, voltou para o círculo central para armar o jogo como um segundo volante e roubou seis bolas como se fosse um cabeça de área. Esse Messi, coletivo e letal, é o mais perigoso desde que La Pulga saltou das canteras blaugranas...

RECORDES
#Cristiano Ronaldo marcou pela nona vez em um clássico no Camp Nou. Com tal marca, deixou Gento (8) para trás e se tornou o maior artilheiro merengue na casa do Barcelona.

#Xavi entrou no segundo tempo na vaga de Iniesta e se transformou ao lado de Manolo Sanchís e Paco Gento no jogador que mais vezes atuou em um Barcelona x Real Madrid. São 42 na clássicos na vida do meia... 

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © LUCAS VALÉRIO | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top